Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

The grass isn't always greener on the other side

   A notícia sobre o suicídio do actor Pedro Lima foi um choque. Tinha 49 anos, estava numa relação há quase 20 anos, 5 filhos e uma longa carreira como actor. E apesar de quem vê de fora achar que ele tinha tudo, por algum motivo ele considerava que não era assim e considerou que pôr termo à vida era a melhor opção. 

   Isto fez-me relembrar a altura em que o actor Robin Williams também pôs termo à vida. Um actor de renome, com uma longa e bem sucedida carreira, conhecido pelo seu humor e boa disposição. E no entanto, esse humor era o disfarce de algo mais negro dentro dele.

   A sociedade em geral ainda não dá a importância devida à saúde mental. Na minha opinião, talvez enviesada por ser psicóloga, por vezes as dores da alma conseguem ser mais fortes e destrutivas que as dores do corpo e passam muito mais despercebidas porque não se vêem. 

   Segundo os media, Pedro Lima lidava com uma depressão há anos. E infelizmente não conseguiu sair vitorioso desta luta. Apesar de tudo, agora ele estará em paz, o mesmo não se pode dizer da família e amigos. É extremamente difícil compreender o que leva outra pessoa a fazer algo assim, fazer o luto será complicado, além da tristeza, estão envolvidos sentimentos de culpa por acharem que não fizeram o suficiente ou até mesmo raiva pela pessoa ter escolhido este caminho. Se isto servir para alguma coisa, que seja para consciencializar a sociedade de que casos destes são bem mais comuns do que pensamos. E que a família e amigos dele consigam superar isto da melhor forma dentro do possível.

Imagem retirada do site vip.pt