Soul
Polémicas sobre não ser um actor negro a dobrar a voz da personagem principal à parte, este é um filme de animação mas é completamente apropriado para adultos. É um filme simples, fácil de compreender, mas com uma mensagem maravilhosa, ainda que todos nós, bem lá no fundo, já saibamos de cor essa mensagem.
Este filme fez-me relembrar bastante o Inside Out, não sei se será dos mesmos autores mas encontrei imensas parecenças entre os dois, a nível da animação, das personagens e das histórias. Gostei mesmo muito e tive de me conter para não chorar no final.
Moral da história: o propósito da vida é vivê-la. Tantas vezes damos por nós anestesiados, presos a rotinas, a sonhos, a objectivos, a empregos, até a pessoas que julgamos ser os mais indicados para nós. Perseguimos a felicidade, todos queremos ser felizes, como se a felicidade fosse algo palpável que se atinge e depois somos felizes o resto das nossas vidas. No entanto não é assim que acontece, devemos almejar ser felizes o maior número de vezes possível, durante o maior tempo possível, criar momentos felizes. Se puderem vejam este filme, é incrível, faz-nos rir e simultaneamente pensar sobre a nossa vida.
Só uma brincadeira para terminar, numa próxima vida quero ser um gato, há lá vida mais feliz que a de um gato deitado ao sol durante um dia inteiro?
Imagem retirada do site Fantastictv.pt