Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

O flagelo dos jantares de Natal das empresas

 

   Relativamente a este assunto, creio que a minha opinião é controversa. Eu não gosto de ir aos jantares de Natal da empresa, primeiro porque estes são fora do horário laboral e tenho de abdicar do pouco tempo pessoal que me sobra fora do trabalho para ir a um jantar de trabalho, e segundo porque acho que há muita gente que vai contrariada e só porque "fica bem". Ora, eu não quero saber de aparências, se me apetece vou, senão não compareço. E já houve vários jantares aos quais fui e outros aos quais disse que não ia.

   Este ano, a minha responsável comunicou com menos de uma semana de antecedência que o jantar vai ser amanhã, depois das 22 horas (isto porque como há colegas que trabalham até às 22 horas, temos de esperar por todos para jantar). O jantar vai ser com empregados das várias lojas que ela gere e com os quais quase não tenho contacto, excepto quando tenho de ir fazer horário nessas lojas porque há algum colega a faltar.

    A questão é que eu tenho uma consulta marcada para sexta-feira às 9 horas e é no centro de saúde da vila de onde sou natural (isto porque decidi não mudar de centro de saúde porque senão ia demorar imenso até me atribuírem um médico de família, então prefiro fazer a viagem e ir lá). Então disse que não ia ao jantar porque se fosse ou ia ter de fazer uma viagem de carro de 45 minutos de noite e com o tempo que tem estado não é agradável ou ia ter de acordar de madrugada, fazer a viagem para ir à consulta e voltar o mais rápido possível porque tenho de entrar ao trabalho na sexta às 13 horas. 

    Até já tinha combinado com a minha mãe (que também tem folgas rotativas no trabalho) que amanhã como ela estava de folga e eu também e não temos mais folgas em comum no próximo mês, que íamos fazer as compras de Natal e depois eu seguia também para casa dos meus pais, dormia lá para conseguir descansar melhor, na sexta de manhã ia à consulta e depois voltava para casa para organizar as minhas coisas e ir trabalhar. 

   Isto não quer dizer que não goste de conviver com as minhas colegas, até já tinha dito que se decidissem fazer um jantar só com as colegas com quem trabalho na minha loja, eu ia ao jantar. 

    Pois bem que a minha responsável quando soube que eu não ia ao jantar, ontem ligou para o meu local de trabalho e como eu estava de folga, pediu às minhas colegas para me ligarem (por causa daquela lei que os empregadores não podem contactar os empregados fora do horário laboral, mandam os outros empregados fazer o trabalho sujo). As minhas colegas já sabiam do motivo para eu não ir ao jantar e eu pedi-lhes para dizerem à responsável que eu tinha uma consulta médica na sexta e não era no local onde moro e não iria estar cá na quinta à noite. Minutos depois as minhas colegas voltam a ligar-me a dizer que a responsável estava a ser muito insistente e para eu fazer um esforço e ir ao jantar para depois não sofrer represálias da parte da responsável e que elas também só iam por essa razão porque a maioria delas também não queria ir ao jantar. 

   Eu lá acabei por aceitar. Se antes não ia ao jantar, não por não querer mas porque tinha incompatibilidade com outros compromissos, agora vou ao jantar completamente contrariada. Aliás, eu já trabalhei nesta empresa há uns anos atrás e houve um ano em que não fui ao jantar de Natal e a minha responsável (que na altura era outra) aceitou a minha decisão e nem questionou. Mas esta responsável é conhecida por ignorar completamente a vida pessoal dos empregados e por não ter vida pessoal, ou eu presumo que ela não tenha vida pessoal porque mesmo de folga e até de férias, envia emails constantemente e às vezes até liga para o local de trabalho. Ela não quer saber se as pessoas vão ao jantar com vontade, só quer ter lá o maior número de pessoas para poder tirar uma foto bonita e mostrar aos outros responsável e dizer que o jantar de Natal dela foi o melhor de todos. Por mim, ela pode ter um God Complex à vontade, agora não tenho de ser eu a alimentá-lo. Depois disto apetece-me não ir a mais nenhum evento da empresa em horário não laboral. Como se não bastasse todas as horas da minha semana que passo no emprego, também sou obrigada a abdicar do tempo reservado à minha vida pessoal para satisfazer os caprichos da responsável.

Imagem retirada do site https://www.delish.com/uk/cocktails-drinks/a29858403/office-christmas-party-rules

6 comentários

Comentar post