Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

Discriminação laboral com base na faixa etária

   Já todos experienciamos ou ouvimos falar de situações em que alguém é excluído de uma vaga de emprego por estar acima de uma certa idade.

   Eu que estou prestes a entrar nos 30, só tinha experienciado esta situação de forma inversa, ou porque pareço muito novinha e ninguém me leva a sério (já perdi a conta às vezes em que os clientes tentam adivinhar a minha idade e me dão no máximo 20 anos e depois lhes cai o queixo quando digo que tenho mais quase 10 anos em cima), ou não tenho muita experiência de trabalho numa determinada área e bla bla bla whiskas saquetas.

   Entretanto hoje estava a ver ofertas de emprego e uma delas deixou-me com os nervos em franja. No próprio título da vaga dizia algo como "Assistente Administrativa com menos de 30 anos". Primeiro gostava de frisar que me parece que este tipo de anúncios discriminatórios acontecem na maioria com trabalhos tradicionalmente desempenhados por mulheres. Segundo, tenho curiosidade em saber o porquê de ser necessário a pessoa não ter 30 anos, haverá alguma correlação entre a qualidade do trabalho de um assistente administrativo e a idade da pessoa?

   Deu-me vontade de enviar email para essa empresa a questionar o porquê, mas por outro lado também não quero perder tempo com empresas dessas. Porém admiro a descaradeza deste anúncio e desta empresa, normalmente quando querem pessoas jovens, esperam até à parte da entrevista para referir esse aspecto, estes decidiram ser super directos, vai logo descrito no título da vaga! Mas até se agradece essa descaradeza, porque como já referi, assim não perdemos tempo com esta gente.