Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

Dia Nacional do Psicológo

   Este ano tem um sabor agridoce. No ano passado estava a realizar estágio profissional na área e achei por bem partilhar a moldura na foto de perfil do Facebook em que dizia que temos orgulho em ser Psicólogo. E não é mentira, tenho orgulho em ter seguido Psicologia e em o ter feito com a intenção de ajudar os outros.
   No entanto, sinto que não sou psicóloga, simplesmente porque não estou a exercer essa profissão e provavelmente porque não o voltarei a fazer. Já referi anteriormente o tormento que foi encontrar um estágio profissional e sobretudo o inferno que passei nessa empresa. E isso fez-me perceber que há coisas mais importantes que simplesmente o cargo que está descrito no nosso contrato de trabalho, como por exemplo, o respeito que a empresa tem por nós, o cumprimento das leis de trabalho, a segurança do posto de trabalho e também o salário. Coisas que sinto que têm vindo a ganhar mais peso com a idade.
   Além disso, já comentei com outros colegas psicólogos, a Ordem dos Psicólogos pouco faz para nos ajudar. O primeiro contacto que temos com ela é para nos pedirem dinheiro e isto repete-se ao longo do estágio profissional e dos anos de trabalho através das quotas. Estágio esse para o qual a Ordem não oferece grandes soluções, somos nós que temos de o encontrar e tratar de tudo, caso as coisas corram mal também não temos grandes opções, é aguentar ou desistir do estágio e voltar à estaca zero.
   Isto pode ser apenas uma fase minha, de alguém que se desiludiu muito com a área que mais adorava. De qualquer modo, parabéns a todos os psicólogos por toda a coragem e por todo o tormento que sofreram e ainda sofrem.