Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

Contra natura

   É contra natura um filho partir antes dos pais. Ainda mais quando é jovem.

   Foi o caso da filha do Tony Carreira. Há quem ame e quem odeie aquela família mas ninguém deveria ter de passar por uma situação destas, muito menos ter de processar um luto perante o escrutínio de um país inteiro. Como era de esperar, não se fala hoje de outra coisa. 

   Quando acordei de manhã e vi as notícias, fiquei em choque. Não sou fã dos Carreira, uma infância obrigada pelo meu pai a ouvir as músicas do Tony nas viagens de carro, deixou-me intolerante às músicas dele. Mas tirando isso não tenho nada contra aquela família, aliás fiquei com uma enorme empatia por eles quando soube do sucedido. Num ano horrível, em plena época em que se celebra a família e vindo do nada, acontece uma tragédias destas. 

   Lembro-me de no meu estágio profissional ter algumas senhoras já nos seus 80/90 anos que tinham perdido filhos quando estes tinham tenra idade, e sempre que os relembravam as lágrimas e a dor teimavam em surgir. Como elas me disseram, a morte do filho nunca se supera, fica sempre um vazio em seu lugar, mas a vida segue em frente e elas também tiveram de o fazer, pelos maridos, pelos restantes filhos e também por elas. Eu não sou mãe e estarei ainda longe disso, no entanto mesmo não tendo ainda sentido o amor que se tem por um filho, presumo que seja das coisas mais fortes que existe no mundo. Assim como a perda de um filho será das dores mais insuportáveis e inultrapassáveis que pode existir. 

   Aquela família tem um desafio terrível pela frente. E era bom que as pessoas percebessem isso e os deixassem fazer o luto, tal como eles pediram, em paz.