Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

Brainstorming 2.0

Um blog que é basicamente um consultório de um psicólogo onde se fala de tudo sem restrições ou medos.

As 100 Maiores Atrocidades da História

   Já comprei este livro há muitos anos, numa bela promoção da Bertrand. Fui deixando para último por várias razões, porque outros livros técnicos eram de leitura mais urgente por causa do estágio profissional, porque é um "calhamaço" com quase 800 páginas pelo que custava a começar a ler e sobretudo porque é uma leitura pesada, com uma temática terrível. Por várias vezes dei comigo de queixo caído com as coisas que estava a ler. E não foi de todo boa ideia ler este livro antes de ir dormir, por isso caso queiram ler, não cometam o mesmo erro que eu.

   Digo que este é o melhor "pior" livro de sempre. As histórias que conta são de facto horríveis mas são factos que aconteceram, não são contos e fábulas. Conseguimos perceber através deste livro que desde há milhares de anos que a natureza humana nos joga uns contra os outros, umas vezes por questões de sobrevivência mas principalmente por interesses económicos, religiosos, de raça e de poder. Ao ler este livro consegue-se compreender a raíz de muitos dos conflitos da História recente e dos que ainda decorrem hoje em dia, como é exemplo o que está a acontecer no Afeganistão ou a actual ditadura na Coreia do Norte. 

   Algumas partes são mais confusas pois como o próprio autor menciona, é difícil concentrar centenas de anos de história num pequeno capítulo para explicar o que está por detrás de um determinado acontecimento ou conflito. Por outro lado, noutros capítulos, eu própria queria que tivessem mais informação para eu compreender melhor aquele acontecimento. No entanto, o autor consegue em algumas passagens ter uma escrita mais leve e cómica, também para não tornar a leitura demasiado pesada.

   É um livro com uma mensagem importante: conheçam a história e não a repitam. Aconselho vivamente.

Retirado do site Amazon.com.br